Professores
que integram o corpo docente dos cursos de Letras Português-Espanhol (diurno) e
Letras Espanhol (noturno).
Prof.ª Beatriz Furtado Alencar Lima: Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade
Federal do Ceará (UFC), atuando no Curso de Letras. Possui graduação em
Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (2005),
Mestrado em Linguística Aplicada (2008) pelo Programa de Pós Graduação
em Linguística Aplicada da UECE e Doutorado em Linguística pelo Programa
de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará,
pertencendo à linha de pesquisa intitulada Práticas Discursivas e
Estratégias de Textualização. Possui trabalhos nos seguintes temas:
tradução; cinema e literatura; cinema; cultura; Letramento; Educação
Inclusiva; Análise de Discurso Crítica. Atualmente, dedica-se à
investigação do estudo do Letramento de pessoas com deficiência visual.
Prof. Cícero Anastácio Araújo de Miranda: Possui graduação em Letras - Português/ Espanhol pela Universidade
Estadual do Ceará (2003) e Mestrado (2012) e Doutrorado (2016) em
Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, também é
professor do quadro permanente efetivo do Dep. de Letras Estrangeiras da
Universidade Federal do Ceará, onde ministra as disciplinas de Teoria e
Prática II da Língua Espanhola, Teoria e Prática de Ensino da Língua
Espanhola, Estágio de Ensino da Língua Espanhola no Ensino Fundamental e
Médio, Semântica e Pragmática e Estágio de Produção de Materiais
Didáticos. Atua na Linguística Aplicada, principalmente, com os
seguintes temas: formação de professores, prática de ensino, materiais
didáticos, pragmática. Desenvolve, ainda, trabalhos em Análise Crítica
do Discurso. Coordena desde 2011 o Grupo de Estudos de Pesquisas sobre
Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola
(GEPPELE/CNPq).
Prof.ª Germana da Cruz Pereira: Docente do setor de Língua Espanhola e Prática de Ensino da Universidade
Federal do Ceará, com doutorado em Linguística pelo Programa de
Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e mestrado
em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da
Universidade Federal de Pernambuco, desenvolve pesquisas em Intersemiose
e Estudos Críticos do Discurso. Iniciou sua trajetória acadêmica
cursando Licenciatura em Letras com habilitação Português/Espanhol pela
Universidade Estadual do Ceará (2005), onde foi bolsista do Núcleo de
Línguas Estrangeiras. Tem experiência na área de Letras e interesse por
pesquisas relacionadas a: Discurso das mídias, Tradução Intersemiótica e
Formação de Educadores.
Prof.ª
Kátia Cilene David da Silva: Possui graduação em
Português Literatura (1996) e Língua Espanhola (2002) e respectivas literaturas
e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2003) pela
Universidade Estadual do Ceará. Mestrado (2007) e doutorado (2012) em
Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Foi professora da Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte e é professora do Departamento de Letras
Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará desde 2009.
Prof.ª Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza: Possui Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português/Espanhol e
suas Literaturas (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada (2008), ambos
pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Linguística (2014)
pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como docente efetiva da
Universidade Federal de Alagoas, e como docente substituta da
Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é Professora Adjunto III da
Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Língua e Ensino e
Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras. Membro do grupo de
pesquisa GP-LEER e SOCIOLIN-CE. Tem experiência na área de Letras e
desenvolve pesquisas, sobretudo, em Linguística Aplicada, Didática da
Língua e Literatura Espanhola, Formação de leitores em língua espanhola e
Ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira através do uso
do texto literário e Estudo de Intertextualidade e Intertextualização.
Prof.ª Sara de Paula Lima: Licenciada em Letras Português-Espanhol e suas respectivas literaturas
pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2007. Possui doutorado em
Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da
Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2016, e mestrado em Linguística
na mesma instituição, UFC, em 2010. Docente junto ao Departamento de
Letras Estrangeiras da UFC, desde 2017. Atualmente é coordenadora do
Curso Semipresencial de Letras Espanhol UFC/UAB. Atua nas áreas de
Linguística e Letras, com ênfase em ensino de línguas estrangeiras,
formação de professores, uso de tecnologias na educação e educação a
distância.
Prof.ª Maria Inês Pinheiro Cardoso Salles: Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade
Estadual do Ceará (1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará
(1998) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e
Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é
coordenadora de tutoria do Curso de Letras Espanhol do Instituto UFC Virtual,
da Universidade Federal do Ceará e professora adjunta do Departamento de Letras
Estrangeiras da mesma instituição. É diretora da Divisão de Cultura
Estrangeira, da Coordenadoria de Internacionalização Linguística da
Pró-Reitoria de Relações Internacionais - PROINTER - UFC. Tem experiência na
área de Letras, com ênfase em Literatura, Literaturas Estrangeiras Modernas,
atua principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, literatura,
literatura espanhola, espanhol língua estrangeira e segunda. Participa de
atividades ligadas à cultura (literatura, cinema e artes plásticas) no âmbito
público e privado.
Prof.ª Maria Valdênia Falcão do Nascimento: Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Professora Adjunta de Língua Espanhola e Prática de Ensino de Espanhol
da UFC. Possui graduação em Letras Português e Espanhol e é líder do
Grupo de Pesquisas em Representações Sociais, Discurso e Ensino (CNPq) e
pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Tem
interesse, principalmente, nos seguintes temas: ensino de espanhol,
gêneros textuais e ensino, análise do discurso e formação de
professores. Foi coordenadora do Curso de Letras Espanhol , da UFC, no
período de 2014 a 2016 e membro da Comissão Assessora de Área de Letras
Português e Espanhol do INEP, para o ENADE, no período de 2017 a 2019.
Prof.ª Massilia Maria Lira Dias: Doutora pela Universidad de Salamanca - Espanha, na área de linguística
aplicada. Atualmente é docente do Departamento de Letras Estrangeiras da
Universidade Federal do Ceará com experiência na área de Língua
Espanhola e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Língua
Espanhola e suas Literaturas do sistema UAB/UFC (a distância) e
Presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Letras do Sistema UAB. Atua
principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, retórica
contrastiva, marcadores discursivos, formação de professores, educação à
distância e ambientes virtuais de aprendizagem.
Prof.ª Nadja Paulino Pessoa Prata: Tem Graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal
do Ceará (2004), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do
Ceará (2007) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do
Ceará (2011). É professora Associada I da Universidade Federal do Ceará,
vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras - DLE (Unidade de
Espanhol), onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desde
2016.2, atua no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFC
(PPGL/UFC), na linha de Descrição e Análise Linguística, numa
perspectiva funcionalista, com ênfases nas línguas portuguesa e
espanhola. É vice-líder do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF).
Prof. Paulo Octaviano Terra: é licenciado e pós-graduado em Letras, professor
de Língua Portuguesa e Espanhola da UFC, Mestre em Língua Espanhola e
Literatura Espanhola e Hispano-Americana pelo Departamento de Letras Modernas
da FFLCH — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, poeta,
ensaísta e tradutor de espanhol.
Prof.ª Roseli Barros Cunha: Professora Associada da Área de Espanhol do Departamento de Letras
Estrangeiras, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras
(Literatura Comparada) e editora-chefe da Transversal - Revista em
Tradução.
Pós-Doutora em Estudos Literários e da Tradução na Universidade Federal
de Minas Gerais (UFMG/PósLit) (2016-2017).
Doutora em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e
Hispano-Americana) - Universidade de São Paulo (2005).
Mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e
Hispano-Americana) - Universidade de São Paulo (1999).
Licenciada em Letras Português- Espanhol pela Universidade de São Paulo
(1997).
Graduada em Letras Português - Espanhol pela Universidade de São Paulo
(1994).
Graduada em Artes (1989).
Experiência na área de Letras (língua, literatura, ensino e tradução),
como docente e pesquisadora, com ênfase em Literaturas
Latino-Americanas.
Criadora e coordenadora do GELTTE (Grupo de Estudos de Literatura,
Tradução e suas Teorias) da UFC/CNPq desde 2010.
Prof. Valdecy de OliveiraPontes: Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela
Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística
Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), especialização em
Educação Religiosa pela Faculdade Unyleya (2019), mestrado em
Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009),
mestrado em Educação Religiosa pelo SEC (2019), doutorado em Linguística
pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da
Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É
Professor Adjunto IV na graduação em Letras-Espanhol/
Letras-Português/Espanhol e docente permanente do Programa de
Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará.
Atuou como Subcoordenador de Mobilidade Internacional na Coordenadoria
de Assuntos Internacionais dessa Universidade (junho/2013 -
outubro/2015) e foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em
Estudos da Tradução (POET - UFC) de maio de 2014 a maio de 2018. Membro
da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL). Um
dos Líderes do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua
Estrangeira (SOCIOLIN-LE -CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução,
Funcionalismo e Ensino (TRAFE-CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisas
Sociolinguísticas do Ceará (SOCIOLIN - CE - CNPq). Tem experiência na
área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Funcionalismo
(vertente norte-americana - Linguística Baseada no Uso) e na Abordagem
funcionalista da Tradução. Atuando, principalmente, nos seguintes temas:
descrição e análise linguística em português e/ou espanhol, variação e
mudança linguística, Sociolinguística e tradução, Sociolinguística
Educacional, Sociofuncionalismo, tempo, aspecto, modalidade, pretéritos
perfeito e imperfeito, tempo verbal, ponto de referência, tradução
funcionalista e ensino de língua estrangeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário