CORPO DOCENTE

Professores que integram o corpo docente dos cursos de Letras Português-Espanhol (diurno) e Letras Espanhol (noturno).



 Prof.ª Beatriz Furtado Alencar Lima: Professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuando no Curso de Letras. Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (2005), Mestrado em Linguística Aplicada (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da UECE e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, pertencendo à linha de pesquisa intitulada Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização. Possui trabalhos nos seguintes temas: tradução; cinema e literatura; cinema; cultura; Letramento; Educação Inclusiva; Análise de Discurso Crítica. Atualmente, dedica-se à investigação do estudo do Letramento de pessoas com deficiência visual.
 Prof. Cícero Anastácio Araújo de Miranda: Possui graduação em Letras - Português/ Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Mestrado (2012) e Doutrorado (2016) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, também é professor do quadro permanente efetivo do Dep. de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará, onde ministra as disciplinas de Teoria e Prática II da Língua Espanhola, Teoria e Prática de Ensino da Língua Espanhola, Estágio de Ensino da Língua Espanhola no Ensino Fundamental e Médio, Semântica e Pragmática e Estágio de Produção de Materiais Didáticos. Atua na Linguística Aplicada, principalmente, com os seguintes temas: formação de professores, prática de ensino, materiais didáticos, pragmática. Desenvolve, ainda, trabalhos em Análise Crítica do Discurso. Coordena desde 2011 o Grupo de Estudos de Pesquisas sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Língua Espanhola (GEPPELE/CNPq).
Prof.ª Germana da Cruz Pereira: Docente do setor de Língua Espanhola e Prática de Ensino da Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará e mestrado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolve pesquisas em Intersemiose e Estudos Críticos do Discurso. Iniciou sua trajetória acadêmica cursando Licenciatura em Letras com habilitação Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará (2005), onde foi bolsista do Núcleo de Línguas Estrangeiras. Tem experiência na área de Letras e interesse por pesquisas relacionadas a: Discurso das mídias, Tradução Intersemiótica e Formação de Educadores.
Prof.ª Kátia Cilene David da Silva: Possui graduação em Português Literatura (1996) e Língua Espanhola (2002) e respectivas literaturas e Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2003) pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrado (2007) e doutorado (2012) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Foi professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e é professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará desde 2009.
Prof.ª Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza: Possui Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada (2008), ambos pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorado em Linguística (2014) pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como docente efetiva da Universidade Federal de Alagoas, e como docente substituta da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Língua e Ensino e Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras. Membro do grupo de pesquisa GP-LEER e SOCIOLIN-CE. Tem experiência na área de Letras e desenvolve pesquisas, sobretudo, em Linguística Aplicada, Didática da Língua e Literatura Espanhola, Formação de leitores em língua espanhola e Ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira através do uso do texto literário e Estudo de Intertextualidade e Intertextualização.
Prof.ª Sara de Paula Lima: Licenciada em Letras Português-Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em 2007. Possui doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2016, e mestrado em Linguística na mesma instituição, UFC, em 2010. Docente junto ao Departamento de Letras Estrangeiras da UFC, desde 2017. Atualmente é coordenadora do Curso Semipresencial de Letras Espanhol UFC/UAB. Atua nas áreas de Linguística e Letras, com ênfase em ensino de línguas estrangeiras, formação de professores, uso de tecnologias na educação e educação a distância.
Prof.ª Maria Inês Pinheiro Cardoso Salles: Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1994), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é coordenadora de tutoria do Curso de Letras Espanhol do Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará e professora adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras da mesma instituição. É diretora da Divisão de Cultura Estrangeira, da Coordenadoria de Internacionalização Linguística da Pró-Reitoria de Relações Internacionais - PROINTER - UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Literaturas Estrangeiras Modernas, atua principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, literatura, literatura espanhola, espanhol língua estrangeira e segunda. Participa de atividades ligadas à cultura (literatura, cinema e artes plásticas) no âmbito público e privado.
 Prof.ª Maria Valdênia Falcão do Nascimento: Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta de Língua Espanhola e Prática de Ensino de Espanhol da UFC. Possui graduação em Letras Português e Espanhol e é líder do Grupo de Pesquisas em Representações Sociais, Discurso e Ensino (CNPq) e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA). Tem interesse, principalmente, nos seguintes temas: ensino de espanhol, gêneros textuais e ensino, análise do discurso e formação de professores. Foi coordenadora do Curso de Letras Espanhol , da UFC, no período de 2014 a 2016 e membro da Comissão Assessora de Área de Letras Português e Espanhol do INEP, para o ENADE, no período de 2017 a 2019.
Prof.ª Massilia Maria Lira Dias: Doutora pela Universidad de Salamanca - Espanha, na área de linguística aplicada. Atualmente é docente do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará com experiência na área de Língua Espanhola e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola e suas Literaturas do sistema UAB/UFC (a distância) e Presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Letras do Sistema UAB. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, retórica contrastiva, marcadores discursivos, formação de professores, educação à distância e ambientes virtuais de aprendizagem.
Prof.ª Nadja Paulino Pessoa Prata: Tem Graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2011). É professora Associada I da Universidade Federal do Ceará, vinculada ao Departamento de Letras Estrangeiras - DLE (Unidade de Espanhol), onde exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desde 2016.2, atua no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFC (PPGL/UFC), na linha de Descrição e Análise Linguística, numa perspectiva funcionalista, com ênfases nas línguas portuguesa e espanhola. É vice-líder do Grupo de Estudos em Funcionalismo (GEF).
Prof. Paulo Octaviano Terra: é licenciado e pós-graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa e Espanhola da UFC, Mestre em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, poeta, ensaísta e tradutor de espanhol.
Prof.ª Roseli Barros Cunha: Professora Associada da Área de Espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Letras (Literatura Comparada) e editora-chefe da Transversal - Revista em Tradução. Pós-Doutora em Estudos Literários e da Tradução na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/PósLit) (2016-2017). Doutora em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Universidade de São Paulo (1999). Licenciada em Letras Português- Espanhol pela Universidade de São Paulo (1997). Graduada em Letras Português - Espanhol pela Universidade de São Paulo (1994). Graduada em Artes (1989). Experiência na área de Letras (língua, literatura, ensino e tradução), como docente e pesquisadora, com ênfase em Literaturas Latino-Americanas. Criadora e coordenadora do GELTTE (Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias) da UFC/CNPq desde 2010.
Prof. Valdecy de OliveiraPontes: Possui Licenciatura Plena em Letras Português / Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2006), especialização em Linguística Aplicada pela Faculdade Sete de Setembro (2009), especialização em Educação Religiosa pela Faculdade Unyleya (2019), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009), mestrado em Educação Religiosa pelo SEC (2019), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É Professor Adjunto IV na graduação em Letras-Espanhol/ Letras-Português/Espanhol e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará. Atuou como Subcoordenador de Mobilidade Internacional na Coordenadoria de Assuntos Internacionais dessa Universidade (junho/2013 - outubro/2015) e foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET - UFC) de maio de 2014 a maio de 2018. Membro da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL). Um dos Líderes do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas em Língua Estrangeira (SOCIOLIN-LE -CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Tradução, Funcionalismo e Ensino (TRAFE-CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará (SOCIOLIN - CE - CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Funcionalismo (vertente norte-americana - Linguística Baseada no Uso) e na Abordagem funcionalista da Tradução. Atuando, principalmente, nos seguintes temas: descrição e análise linguística em português e/ou espanhol, variação e mudança linguística, Sociolinguística e tradução, Sociolinguística Educacional, Sociofuncionalismo, tempo, aspecto, modalidade, pretéritos perfeito e imperfeito, tempo verbal, ponto de referência, tradução funcionalista e ensino de língua estrangeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário